Nos dias de hoje, a maior parte da população tem um estilo de vida que traz prejuízos à saúde: falta de atividade física, alimentação inadequada, fumo e consumo de bebidas alcoólicas.
Todos esses fatores, somado ao estresse do dia a dia, têm causado o aumento de doenças crônicas como: obesidade, pressão alta, diabetes e doenças cardiovasculares.
Os alimentos funcionais são importantes para melhorar o funcionamento do organismo e auxiliar na prevenção de algumas doenças.
São alimentos ou ingredientes que além de fornecer os nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e sais minerais), fornecem também substâncias que ajudam na prevenção ou no tratamento de doenças.
Por isso, o consumo regular de alimentos funcionais associados a hábitos de vida saudáveis: praticar atividade física regularmente, parar de fumar, diminuir ou não consumir bebidas alcoólicas e adotar hábitos saudáveis, promovem a melhora da qualidade de vida.
Agora vamos conhecer alguns tipos de alimentos funcionais e quais os benefícios que eles oferecem:
- Peixes, Algas Marinhas, Óleos de Girassol, Oliva e de Soja: ajudam a diminuir o risco de doenças cardiovasculares.
- Alho e Cebola: ajudam a diminuir os níveis de colesterol, o risco de doenças cardiovasculares, pressão alta e câncer de estômago.
- Leites fermentados e Iogurtes: aumentam a resistência do organismo a infecções e ajudam a reduzir o colesterol sanguíneo.
- Cereais (Aveia, Centeio, Cevada e Farelo de Trigo), Feijões (Feijão, Lentilha, Gão de Bico e Ervilha), Vegetais e Frutas com casca: ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer de cólon e reto, redução dos níveis de colesterol sanguíneo e melhoram o funcionamento do intestino.
- Suco de Uva: ajuda a diminuir o risco de doenças do coração.
- Tomate, Goiaba Vermelha, Melancia e Pimentão Vermelho: ajudam a proteger contra o câncer de pulmão, próstata e estômago.
- Caqui, Mamão, Laranja, Limão, Acerola, Beterraba, Espinafre, Cenoura, Tomate, Brócolis, Repolho, Ovo e Cereais: atuam como antioxidantes, ou seja, ajudam a diminuir o número de radicais livres que causam o envelhecimento das células.
- Soja e seus derivados: reduzem os sintomas da menopausa e o risco de câncer.
- Óleo de Linhaça, Óleo de Soja, Nozes e Amêndoas: melhoram o sistema imunológico.
- Chá Verde, Cereja, Framboesa e Uva Roxa: reduzem o risco de câncer, os níveis de colesterol sanguíneo e estimulam o sistema imunológico.
- Couve flor, Repolho, Brócolis, Couve de Bruxelas, Rabanete e Mostarda: protegem principalmente contra o câncer de mama.
Para que esses alimentos possam atuar como funcionais devem ser consumidos regularmente, ou seja, devem fazer parte do seu cardápio diário.
* Atenção:
Cuidado com os valores calóricos dos alimentos funcionais, se consumidos em excesso podem causar obesidade, que causa diversos males à sua saúde.
Lembre-se que esses alimentos auxiliam na prevenção de algumas doenças, desde que associados a hábitos de vida saudáveis. Por exemplo: tomar suco de uva regularmente, mas não praticar atividade física e abusar de alimentos ricos em gordura não trará o benefício esperado.
Vale sempre lembrar que os alimentos funcionais não curam doenças, eles apenas atuam como auxiliares no tratamento prescrito pelo nutricionista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário